Português   |   English
Responsabilidades: Controle Ambiental

A Primo Tedesco desenvolve suas atividades industriais tendo como premissa reduzir os efeitos dos processos sobre o meio ambiente através de tecnologias limpas. Para tanto, controla constantemente as emissões atmosféricas do seu processo de produção, possuindo estações de tratamento de efluentes em todas as suas unidades industriais, destinando todos os resíduos sólidos do processo de acordo com a legislação ambiental

Controle Emissões Atmosféricas

A empresa faz controle de suas emissões atmosféricas em conformidade com as normas vigentes dos órgãos de controles ambientais federais e estaduais dos respectivos Estados em que possui unidades fabris.

Controle Efluentes Hídricos

A empresa utiliza-se de tecnologia de ponta para controlar os efluentes hídricos gerados pelo processo de fabricação de seus produtos, atualizando constantemente todos os seus procedimentos e equipamentos para minimizar ao máximo qualquer tipo de impacto ambiental.

Na Unidade de Celulose e Papel, a importância dada ao tratamento dos efluentes líquidos é máxima, pois a preservação do Rio do Peixe, rio este que contorna a unidade fabril, é muito importante para a preservação do ecossistema da região. O setor de tratamento de efluentes é composto por pré-tratamento, tratamento físico-químico e tratamento biológico. Na etapa de tratamento físico-químico, as fibras provenientes das máquinas de papel são recuperadas e retornam ao processo produtivo, enquanto que a água clarificada nesta fase retorna em parte ao processo produtivo, parte ao tratamento biológico. Adota-se o sistema Lodo Ativado para o tratamento biológico, no qual o excedente do processo físico-químico, assim como efluentes provenientes dos setores de pátio de madeiras, celulose, recuperação química e esgoto sanitário são tratados. Esta unidade conta com sistema de aeração com oxigênio líquido, o qual permite a decomposição da matéria orgânica e reduz as emissões de DBO - Demanda Bioquímica de Oxigênio, atuando com parâmetros abaixo dos limites estabelecidos pela legislação ambiental. No sistema de Lodo Ativado, o lodo excedente é descartado para um adensador e em seguida para uma prensa desaguadora de lodo. O lodo desaguado (classe II, conforme NBR 10004/2005) é disposto em aterro industrial terceirizado e licenciado pelo orgão ambiental. 

Na Unidade de Papel Reciclado foi desenvolvido um projeto para não geração de efluentes. Desta forma, esta unidade trabalha com Circuito Fechado, ou seja, efluentes zero. Assim toda a fibra e toda água utilizadas no processo de fabricação do papel são reaproveitadas, obtendo significativa economia no consumo de água.

Em Canoas, na Unidade de Embalagens de Papelão Ondulado, também não há nenhum descarte de líquido em todo o processo produtivo, da mesma forma que a Unidade de Santo Antônio do Planalto. A estação de tratamento efluentes desta unidade fabril trata todo resíduo líquido gerado pelo processo produtivo, fazendo com que o mesmo possa ser reaproveitado sem realizar nenhum descarte no meio ambiente.

Controle Resíduos Sólidos

As unidades fabris da Primo Tedesco possuem um programa de gerenciamento de resíduos sólidos, atendendo a legislação vigente quanto a classificação, armazenamento, controle, tratamento e disposição final. Faz parte do programa de gerenciamento a coleta seletiva dos resíduos sólidos recicláveis. Desta forma, os resíduos industriais são separados em categorias. Após sua devida separação, triagem e tratamento, cada tipo de material é descartado em conformidade com a legislação ambiental. As empresas contratadas para recebimento dos resíduos sólidos são especializadas para tal função, assim como licenciadas por órgão ambiental.

2008 - Primo Tedesco S.A. - Todos os direitos reservados.
Webmail (acesso restrito)